Por que o óleo de moto dura menos que o do carro?

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A troca do lubrificante é feita cerca de 4.000 km mais cedo nas motocicletas se comparadas com automóveis de quatro rodas.

Para manter o seu automóvel funcionando bem é importante que todos os prazos de revisão estejam em dia. E um componente que não se pode deixar passar do limite de troca é o óleo lubrificante. Essa ferramenta que auxilia no funcionamento do motor deve ser substituída a cada quantidade de quilômetros rodados, ou período de tempo. Mas, por que o óleo da moto dura menos que o do carro?

Pode ficar tranquilo que não é para tomar o dinheiro do consumidor. Estes dois tipos de automóveis têm componentes muito diferentes e seus motores também trabalham de maneiras diversas.

A durabilidade do óleo nos carros e nas motos depende de vários fatores. Qualidade, tipos compostos que formam o lubrificante, condições de uso do automóvel, são alguns exemplos do que interferem no tempo de troca do componente. Por isso, não é possível afirmar qual vai durar menos ou mais, mas é possível dizer por que o óleo de uma motocicleta costuma ser trocado muito mais cedo do que o de um carro.

A orientação de troca de óleo das motos Honda é que ela seja feita a cada 6.000 km, a partir da segunda troca. Já para os carros é a cada 10.000 km. Segundo a montadora, a rotação em que o motor de cada tipo de máquina trabalha é o principal fator para esta diferença de tempo de substituições.

“Essa diferença de 6 mil km para 10 mil km se dá em razão da especificação do óleo e principalmente pelas características de funcionamento do motor. Por exemplo, uma motocicleta atinge rotações maiores (em alguns casos acima de 10.000 rpm) e sua condição de trabalho e temperatura são mais severas do que em um carro. Por isso que o intervalo de troca do óleo é este, determinado por exaustivos testes para que a qualidade do lubrificante não comprometa a durabilidade do motor.”
Devo mudar a espessura do óleo?
Alguns acreditam que conforme o automóvel vá ficando velho, deve-se mudar o tipo de lubrificante e usar um mais espesso. A Honda também abordou o tema:

“O usuário deve seguir rigorosamente as recomendações do manual de manutenção e de acordo com este manual, não há mudança de especificação do óleo em razão de uma alta quilometragem percorrida.”
Boris Feldman foi outro que também já explicou sobre o uso de óleo grosso.Outro fator que diferencia os lubrificantes são os lugares por onde eles percorrem no veículo. Embora sejam denominados óleos de motor, nas motocicletas eles agem além do propulsor, atingindo a embreagem (exceto nas scooters que possuem transmissão CVT) e a caixa de marcha. Troca do óleo a cada 1.000 km? Mito!
Realmente a troca do óleo do motor da moto normalmente acontece antes do que a do carro, mas não é necessário ser a cada 1.000 km, como dizem algumas lendas urbanas.

O proprietário pode seguir as orientações do manual da motocicleta e antecipar as trocas apenas em caso de uso severo do automóvel.

No caso das motocicletas com transmissão automatizada de Dupla Embreagem (DCT) o óleo do motor também é responsável em fazer o acoplamento dos discos de embreagem, durante as trocas de marchas, seja no modo automático ou manual.

Fonte: Auto Papo

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